Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9786556522203 Edição: 1 Ano: 2023 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 383 gramas Número de Páginas: 276

A quem cabe formar o(a) professor(a) de história?: os caminhos e debates em torno da construção de um ethos de formação

Autor(es): Renata Augusta Dos Santos Silva
Obras do autor

"O que estaria envolvendo os processos de mudança curricular nos cursos de história seria algo além da reconfiguração de disciplinas e carga horária. O que está em jogo é uma mudança de paradigma que passaria necessariamente por uma refundação do ethos de formação. Falar de uma refundação não significa abandonar a perspectiva da indissociabilidade entre ensino e pesquisa, cara aos debates dos historiadores em torno da formulação das DCNH [...]. O importante é realizar um esforço de ressignificação, trazendo o ensino também para o centro do processo."

Introdução
Diálogos com a história
Diálogos com o ensino de história


1. A formação de professores em perspectiva histórica
Os caminhos da docência escolar e a construção dos espaços de formação no Brasil
Os contextos e processos de formulação das políticas educacionais de formação de professores
O debate em torno das diretrizes e da concepção sobre formação de professores na virada do século XXI
As diretrizes curriculares dos cursos de história
“A briga das diretrizes” ou a disputa na construção de um novo ethos de formação


2. Formação de professores: a perspectiva dos saberes
Um olhar sobre o ensino de história
A quem cabe formar um professor?
Domínio científico e razão pedagógica
Diálogos entre a razão pedagógica e os saberes docentes


3. Cursos de história e diretrizes: interpretações, debates e reelaborações
Os sentidos da formação de professores: o caminho trilhado pelos cursos de história
Os percursos de formação
O curso de história da UFRJ
O curso de história da Unirio
O curso de história da Uerj/FFP
O perfil dos cursos: entre debates e interpretações


4. As disciplinas específicas, a formação de professores e o ensino de história
Os saberes disciplinares e a formação de professores
Disciplinas específicas, currículo e diretrizes
Os sentidos da formação e a relação com o ensino de história
As disciplinas específicas e seus objetivos
Planejamento do curso e metodologias adotadas
Papel das disciplinas específicas na formação de professores
Indissociabilidade entre ensino e pesquisa
A construção de um ethos de formação


Considerações finais
Fontes
Entrevistas
Documentos do governo federal, das universidades e da Anpuh
Referências
Siglas
Anexo. Roteiro de entrevista com professores das disciplinas específicas
 

 

Impresso

R$ 55,00 Em 1x de: R$ 55,00 No boleto: R$ 55,00

COMPRAR