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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9786556523347 Edição: 1 Ano: 2024

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A política das classes médias: corporativismo no Brasil pós-1930

Autor(es): Marco Aurélio Vannucchi
Obras do autor

A tese que este livro sustenta é a da existência de um corporativismo voltado às classes médias, erigido e colocado em funcionamento a partir da Revolução de 1930. A importante e volumosa literatura sobre o corporativismo brasileiro interessou-se pela relação do empresariado e dos trabalhadores com o Estado, mas pouco percebeu que o mesmo movimento que incorporou politicamente, em chave corporativa, esses grupos sociais também abrangeu as classes médias. E, desde a década de 1930, boa parte da ação coletiva das classes médias canalizou-se para o aparato corporativo.

Lista de tabelas e quadro
Introdução 


CAPÍTULO 1 A construção da base de apoio do regime varguista: sindicatos e representação classista 
CAPÍTULO 2 O corporativismo dos profissionais liberais: regulamentação profissional e representação de interesses 
CAPÍTULO 3 O efeito ambíguo: controle e fortalecimento da sociedade civil 
CAPÍTULO 4 O momento forte do corporativismo: Estado Novo e profissionais liberais 
CAPÍTULO 5 A representação duplicada: conselhos profissionais e sindicatos 
CAPÍTULO 6 O desafio da modernização: a OAB e as metamorfoses da advocacia 


Referências 

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