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Livro Impresso ISBN: 9788522521647 Edição: 1 Ano: 2019 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 653 gramas Número de Páginas: 376
A museologia: história, evolução, questões atuais
Manuais de museologia ou de museografia, em geral, abordam prioritariamente questões relativas a conservação, a gestão e a montagem de exposições. O objetivo de A museologia é mais amplo e fornece uma introdução a um campo de pesquisa, uma reflexão teórica e histórica. A ambição é também oferecer instrumentos práticos àqueles que pretendem produzir o museu e fazê-lo viver concretamente. A intenção é que sirva aos que pretendem se profissionalizar e abraçar o conjunto de questões ligadas aos museus. Mais que ressaltar as diferenças entre museus e tipos de acervos, aqui são enfatizados os pontos comuns e as convergências a fim de destacar os traços específicos da instituição museal.
Agradecimentos
Nota prévia à quarta edição francesa
Prefácio da segunda edição francesa
Prefácio da quarta edição francesa
Introdução
A museologia
Algumas precisões terminológicas: museologia, museografia, cenografia, expografia
Origem e desenvolvimento dos museus
O colecionismo
Os primeiros museus
A criação do Musée du Louvre
O século XIX, a expansão dos museus
Um museu cada vez mais científico
A nova museologia
O mundo museal hoje
1. Definição e diversidade dos museus
O que é um museu?
Diversidade dos museus
Diversidade das temáticas
Diversidade da zona geográfica abordada
Diversidade de tamanho
Diversidade de estatuto
Diversidade de forma
Museu e patrimônio imobiliário
2. Museus para quê? Papéis e funções do museu
As quatro funções do museu
Ausência de hierarquia das funções museais
As expectativas dos usuários do museu
O projeto museal
Os componentes de um projeto museal
Um processo evolutivo
O museu, um projeto político
O papel das coleções
Museu e identidade
Da nação ao grupo social
As “primeiras nações”
Restituição dos bens culturais
3. Museus para quem? O público dos museus
A importância do público
A frequência dos museus
Conhecer o público
A abordagem estatística
A abordagem comportamental
O acolhimento do público
O site da internet
Os espaços de acolhimento e a sinalética
Um museu aberto
Uma preocupação de democratização
O preço da entrada nos museus
O público-ator
Os amigos dos museus
Os museus participativos
4. A exposição: a função de apresentação
A exposição, um instrumento de comunicação
A linguagem da exposição
As noções de expôt e de “coisa verdadeira”
O sentido da exposição
Uma mensagem acessível
Diferentes abordagens da exposição
Exposição permanente versus exposição temporária
O programa museográfico
A escolha de uma estruturação
O roteiro
O percurso
Espaços diferenciados
A seleção dos objetos
Salas “grande público” e salas especializadas
Os textos na exposição
Cenários e reconstituições
Novas tecnologias e multimídia
O projeto cenográfico
A cenografia
Que papel para o cenógrafo?
Elementos de cenografia
Complementos da exposição
O audioguia
Auxílios e prolongamentos da visita
A recepção da exposição
O que faz o visitante de uma exposição?
A avaliação das exposições
5. Perspectiva patrimonial: a função de conservação
Para uma definição do patrimônio
O museu como ator do patrimônio
A inalienabilidade dos objetos de museu
Conservação, conservação preventiva, restauração 210
Uma abordagem global
Espaços de exposição e reservas
A aquisição
O mercado de arte 216
A coleta in situ
As doações (de particulares) e o mecenato (de empresas)
Os empréstimos e as cessões
As condições de conservação dos objetos
A conservação: riscos ligados à luz
A natureza da luz
A fotometria
A quantidade de luz
Fontes de luz utilizadas nos museus
Síntese sobre a iluminação dos museus
A conservação: riscos ligados às condições atmosféricas
Efeitos do calor e medidas de proteção
Efeitos da umidade e medidas de proteção 36
A poluição atmosférica
A conservação: riscos biológicos
Mofos
Insetos
A conservação: riscos ligados à embalagem e à fixação
A embalagem
A fixação
Limpeza e restauração dos objetos de museu
A vigilância e a segurança dos museus
Duas abordagens da vigilância
Três ameaças diferentes
Proteções em vários níveis
A avaliação dos riscos e a prevenção
A proteção contra os grandes riscos
Os conflitos armados
Os riscos naturais
O incêndio
6. A pesquisa no museu: a função científica
Uma atitude científica
A pesquisa, base de apoio de todas as atividades do museu
O catálogo
Inventariar, gerir, documentar as coleções
Um banco de dados informatizado
Modalidades de acesso ao catálogo
O acesso dos pesquisadores às coleções do museu
As pesquisas de campo
Publicações
A pesquisa em museologia
7. O museu como ator cultural: A função de animação
A inserção do museu na vida cultural e social
Uma abertura sempre maior
A interpretação ou mediação
Os serviços anexos
As atividades culturais
As exposições temporárias
A visita guiada
O teatro no museu
Outras atividades culturais
As animações pedagógicas
Objetivos das animações pedagógicas
O acolhimento dos jovens no museu
As relações museu/escola
As ações de mediação
O público adolescente
8. A arquitetura dos museus
A invenção de uma arquitetura específica
A sala, a galeria, a rotunda
Materiais e formas novas
As primícias da arquitetura moderna dos museus
Modéstia e imodéstia da arquitetura do museu
Um prédio para abrigar todas as funções do museu
Convivialidade dos espaços de acolhimento
Flexibilidade dos espaços de exposição
Restrições especiais ligadas à conservação
A reforma e a transformação de edifícios antigos
O programa
O funcionamento do museu
9. Gestão da instituição museal
A instituição museal
Uma instituição sem fins lucrativos
Necessidade de uma gestão cultural
Papel dos poderes públicos
Normas, controle e classificação dos museus
Diversidade de estatuto dos museus
O museu (de direito) público
O museu associativo e a fundação
O museu privado
A gestão dos museus
As produções
O organograma funcional
Um organograma funcional, mais que hierárquico
Novas funções
A terceirização das tarefas
Uma administração disciplinar ou gestora?
A formação do pessoal
Os recursos financeiros
As subvenções públicas
As doações e os legados, o mecenato
As receitas próprias
O patrocínio
Um certo equilíbrio
Os investimentos
Conclusão
Bibliografia geral
Índice