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Livro Impresso ISBN: 9788522518395 Edição: 1 Ano: 2016 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 740 gramas Número de Páginas: 424
A lógica das eleições municipais
Ha inúmeros aspectos que norteiam as campanhas municipais e direcionam o voto nesse contexto a serem desvendados. A despeito do avanço da literatura brasileira, sobressaem muitas lacunas ainda existentes, seja devido a quantidade e grande heterogeneidade socioeconômica e política dos municípios, a dificultar generalizações para além dos poucos locais efetivamente estudados, seja por nossa tradição acadêmica que debruça as análises o mais das vezes sobre as refregas presidenciais, as quais supostamente organizariam nosso sistema partidário-eleitoral. Os 13 capítulos deste livro, elaborados por 34 prestigiados pesquisadores acadêmicos e do mercado, oferecem ao leitor um mosaico bastante diversificado sobre os fatores que incidem sobre o voto nos municípios brasileiros.
Apresentação
Antonio Lavareda e Helcimara Telles
1. Eleições municipais de 2012 e sinais para adiante
Antonio Lavareda, Bonifácio Andrade, Enivaldo Rocha e Bartira Lins
2. Quem manda: governador ou prefeito?
Gláucio Ary Dillon Soares, Sonia Terron e Antonio Carlos Alkmim
3. Fragmentação das eleições locais e a emergência de novas forças políticas no Brasil
Silvana Krause, Denise Paiva Ferreira, Pedro Floriano Ribeiro e Paulo Victor Melo
4. O papel das Câmaras Municipais na arena eleitoral: as eleições de 2012
Maria Teresa Miceli Kerbauy
5. Previsão eleitoral das eleições municipais brasileiras
Marcelo Simas, Mathieu Turgeon e Marcos Tavares Pedro
6. O peso do dinheiro e do tempo de rádio e TV na disputa do voto para prefeito
Bruno Wilhelm Speck e Emerson Urizzi Cervi
7. Televisão, imprensa e voto em Belo Horizonte e Goiânia
Pedro Santos Mundim e Heloísa Dias Bezerra
8. Escândalos midiáticos de corrupção e pragmatismo: campanhas e voto para prefeito em Belo Horizonte
Helcimara Telles, Pedro Soares Fraiha e Nayla Lopes
9. Tarifas e tarefas: determinantes locais e institucionais da aprovação do prefeito de São Paulo (1993-2012)
Wladimir Gramacho, André Jácomo e Thiago Sampaio
10. Petismo e antipetismo: o local de moradia e a decisão do voto na cidade de São Paulo
Márcia Cavallari Nunes e José Roberto de Toledo
11. A propaganda negativa nas eleições municipais do Rio de Janeiro e de São Paulo
Felipe Borba e Fábio Vasconcellos
12. Russomanno e Ratinho Jr.: discurso de “independentes” em ondas despolitizantes
Luciana Fernandes Veiga, Gustavo Venturi e Sandra Avi dos Santos
13. Campanhas online e suas repercussões: os usuários influentes do Twitter nas eleições de 2012
Cláudio Penteado, Nayla Lopes e Regina Helena
Sobre os autores
O Estado de S. Paulo | 24/9/2016
DCI | 19/9/2016
Valor Econômico | 9/9/2016
Valor Econômico | 9/6/2016