Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522515899 Edição: 1 Ano: 2009
A História na escola: autores, livros e leituras
Resultado de pesquisas desenvolvidas pelo grupo 'Oficinas de história', os textos aqui reunidos analisam autores e livros de história adotados em salas de aula em diferentes épocas e enfoques, tratam da diversidade de leitores e usos dos livros didáticos e refletem sobre as representações de índios e negros nessas obras. Uma excelente oportunidade de refletir sobre o saber escolar, entendido como uma construção histórica, ou seja, um produto de seu tempo, que guarda muito do contexto em que foi elaborado.
Apresentação
Helenice Aparecida Bastos Rocha, Luís Reznik e Marcelo de Souza Magalhães
Introdução
Ilmar Rohloff de Mattos
Parte I - Autores e livros
1. As relações entre autor e editor no jogo entre memória e história: as duas edições de Compêndio da história do Brasil, de José Inácio de Abreu e Lima, no ano de sua publicação
Selma Rinaldi de Mattos
2. Corações e mentes: um diário, vários tempos e algumas histórias
Rebeca Gontijo
3. Formar cidadãos republicanos fluminenses: a Terra fluminense de Coelho Neto e Olavo Bilac
Rui Aniceto Nascimento Fernandes
4. Imagens recortadas: os protagonistas da história do Brasil na narrativa didática de Jonathas Serrano
Maria Cristina Fonseca Ribeiro Vidal
5. Uma história de cruzamentos providenciais: o manual didático de Octávio Tarquínio de Sousa e Sérgio Buarque de Holanda
Márcia de Almeida Gonçalves
6. História da liberdade no Brasil, ou quando uma história acaba em samba
Angela de Castro Gomes e Vanessa Matheus Cavalcante
7. Livro didático e Estado: explorando possibilidades interpretativas
Tania Regina de Luca
Parte II - Leituras
8. Professores e livros didáticos: narrativas e leituras no ensino de história
Ana Maria Monteiro
9. Livros didáticos de história: a diversidade de leitores e de usos
Helenice Aparecida Bastos Rocha
10. Ensinar a escrever no âmbito do livro didático de história
Maria Lima
11. Exercícios com documentos nos livros didáticos de história: negociando sentidos da história ensinada na educação básica
Carmen Teresa Gabriel
Parte III - Personagens: Índios e negros
12. A história, o índio e o livro didático: apontamentos para uma reflexão sobre o saber histórico escolar
Mauro Cesar Coelho
13. Imagens de índios e livros didáticos: uma reflexão sobre representações, sujeitos e cidadania
Eunícia Barros Barcelos Fernandes
14. Personagens negros e livros didáticos: reflexões sobre a ação política dos afrodescendentes e as representações da cultura brasileira
Hebe Mattos, Martha Abreu, Carolina Vianna Dantas e Renata Moraes