Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788573912340 Edição: 2 Ano: 2016

A formação do professor e o ensino das artes visuais

Organizador(es): Fernando Hernández, Marilda Oliveira De Oliveira
Obras dos autores

Este ebook é uma produção da Editora UFSM.
Este livro conta com artigos de vários autores de representação no cenário nacional e internacional. Profissionais que trabalham com educação e arte e que se propuseram a discutir a formação do professor na atualidade. São artigos ricos em experiências, que completam as particularidades de cada estado, país ou região. As temáticas que balizam os textos sobre formação de professores são as mais variadas: construção da subjetividade docente, perspectiva internacional da docência em artes visuais, diário de aula, currículo, deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual, estágio supervisionado em artes visuais, cosmopolitismo, relatórios de estágio em artes visuais, desenho de criação como dispositivo para pensar a formação e docência em artes visuais a partir das filosofias da diferença. As temáticas que balizam os textos sobre formação de professores são as mais variadas: construção da subjetividade docente, perspectiva internacional da docência em artes visuais, diário de aula, currículo, deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual, estágio supervisionado em artes visuais, cosmopolitismo, relatórios de estágio em artes visuais, desenho de criação como dispositivo para pensar a formação e docência em artes visuais a partir das filosofias da diferença.

Prólogo da 1ª edição

Prólogo da 2ª edição

1. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais.

Fernando Hernández

2. A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil.

Ivone Mendes Richter

3. Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais.

Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

4. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo.

Irene Tourinho

5. Deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual: implicações para a formação de professores.

Raimundo Martins

6. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte.

Jociele Lampert

7. Para uma formação de professores baseada no cosmopolitismo: currículo derivativo e possibilidades de exploração indireta da subjetividade.

Laura Trafí-Prats

8. A pedagogia das artes e a formação de professores na Colômbia: uma aproximação da licenciatura em artes visuais da Universidad Pedagógica Nacional.

Julia Margarita Barco Rodríguez e Mónica Marcell Romero Sánchez

9. Situação e desafios da formação de professores de artes na Espanha. Imanol Aguirre

10. Olhares de Educador: o desafio de ensinar a ensinar artes visuais a crianças pequenas. Reflexões, descobertas, dúvidas e contributos nos umbrais da reforma.

Patricia Berdichevsky

11. Aprendendo com a orientação de relatórios de estágio na formação de professores de artes visuais - Entre um ecoespaço digital e a edificação de um eu profissional mediado pela escrita.

Leonardo Charréu

- 12. No preâmbulo de experimentar uma formação sem órgãos: anotações sobre preencher potências e inventar outras educações possíveis. Cristian Poletti Mossi

- 13. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação. Lutiere Dalla Valle

- 14. Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas). Alice Copetti Dalmaso

- Sobre os autores

 

- Prólogo da 1ª edição

- Prólogo da 2ª edição

- 1. A construção da subjetividade docente como base para uma proposta de formação inicial de professores de Artes Visuais. Fernando Hernández

- 2. A formação do professor de Artes Visuais em uma perspectiva internacional: implicações para o ensino de arte no Brasil. Ivone Mendes Richter

- 3. Diário de aula: disparador de problematizações e de possibilidades para pensar a formação de professores de artes visuais. Vivien Kelling Cardonetti e Marilda Oliveira de Oliveira

- 4. Perguntas que conversam sobre educação visual e currículo. Irene Tourinho

- 5. Deslocamentos perceptivos e conceituais da cultura visual: implicações para a formação de professores. Raimundo Martins

- 6. Tessituras sobre Arte e Arte Educação, ou: sobre deambulações no ensino de arte. Jociele Lampert

- 7. Para uma formação de professores baseada no cosmopolitismo: currículo derivativo e possibilidades de exploração indireta da subjetividade. Laura Trafí-Prats

- 8. A pedagogia das artes e a formação de professores na Colômbia: uma aproximação da licenciatura em artes visuais da Universidad Pedagógica Nacional. Julia Margarita Barco Rodríguez e Mónica Marcell Romero Sánchez

- 9. Situação e desafios da formação de professores de artes na Espanha. Imanol Aguirre

- 10. Olhares de Educador: o desafio de ensinar a ensinar artes visuais a crianças pequenas. Reflexões, descobertas, dúvidas e contributos nos umbrais da reforma. Patricia Berdichevsky

- 11. Aprendendo com a orientação de relatórios de estágio na formação de professores de artes visuais - Entre um ecoespaço digital e a edificação de um eu profissional mediado pela escrita. Leonardo Charréu

- 12. No preâmbulo de experimentar uma formação sem órgãos: anotações sobre preencher potências e inventar outras educações possíveis. Cristian Poletti Mossi

- 13. O desenho de criação como dispositivo para a formação em artes visuais: estratégias pedagógicas para construir-se como investigador no campo da arte e da educação. Lutiere Dalla Valle

- 14. Olhares sobre formação de professores e individuação (ou sobre a vontade de vazar as formas). Alice Copetti Dalmaso

- Sobre os autores

Ebook

R$ 35,00 Em 1x de: R$ 35,00 No boleto: R$ 35,00

COMPRAR