Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522507542 Edição: 1 Ano: 2009 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 810 gramas Número de Páginas: 472
A escrita da história escolar: memória e historiografia
Os autores aqui reunidos estudam tanto a história que foi destinada à escola como a história construída na própria escola. Na confluência das experiências do ofício do historiador e do professor de história abrem-se novas possibilidades para o debate historiográfico. Invertendo análises tradicionais, a aula de história é lida como um texto, o professor é também autor. E o leitor, não mais um mero receptador, se apropria do que lê: todos movimentando e inventando novos significados para a escrita da história.
IMPRESSÃO SOB DEMANDA.
Apresentação
Daniel Aarão Reis
Introdução
A aula como texto: historiografia e ensino de história
Rebeca Gontijo, Helenice Rocha e Marcelo de Souza Magalhães
Parte I - Ensino de história e historiografia
Capítulo 1 - Escrita da história - ensino da história. Tensões e paradoxos
Manoel Luiz Salgado Guimarães
Capítulo 2 - Na guinada subjetiva, a memória tem futuro?
Elias Thomé Saliba
Capítulo 3 - História escolar e memória coletiva: como se ensina? Como se aprende?
Flávia Eloisa Caimi
Capítulo 4 - Aula de história: que bagagem levar?
Helenice Rocha
Parte II - Temas e problemas
Capítulo 5 - Os heróis nacionais para crianças: ensino de história e memória nacional
Thais Nivia de Lima e Fonseca
Capítulo 6 - Um herói para a juventude: o duque de Caxias nas biografias e livros didáticos
Adriana Barreto de Souza
Capítulo 7 - Aprendendo e ensinando história da África no Brasil: desafios e possibilidades
Mônica Lima
Capítulo 8 - História da África: um continente de possibilidades
Marina de Mello e Souza
Capítulo 9 - Em torno do passado escravista: as ações afirmativas e os historiadores
Martha Abreu, Hebe Mattos e Carolina Vianna Dantas
Parte III - Linguagens na escrita da história escolar
Capítulo 10 - As WebQuests e o ensino de história
Anita Correia Lima de Almeida e Keila Grinberg
Capítulo 11 - A expressão linguística dos saberes: aspectos da relação entre a aprendizagem da língua escrita e o desenvolvimento da consciência histórica
Maria Lima
Capítulo 12 - Linguagens contemporâneas no ensino e na pesquisa: história oral, fotografia e produção de documentários
Cláudia Engler Cury
Capítulo 13 - Ver e conhecer: o uso de imagens na produção do saber histórico escolar
Ana Maria Mauad
Parte IV - O livro didático: leituras e usos
Capítulo 14 - O livro didático como referência de cultura histórica
Arlette Medeiros Gasparello
Capítulo 15 - Devem os livros didáticos de história ser condenados?
Kazumi Munakata
Capítulo 16 - Por onde anda a história na atualidade da escola: ensino médio, livros didáticos e ensino de história
Paulo Knauss
Capítulo 17 - Transferência da Corte: abordagens nos manuais escolares de Portugal e Brasil
Ana Rita Leitão, Carla Delgado de Piedade e Célia Cristina da Silva Tavares
Capítulo 18 - Memórias e histórias dos balaios: interpelações entre os saberes acadêmicos e a história ensinada
Magali Gouveia Engel
Capítulo 19 - Um livro para contar a história fluminense. O primeiro manual didático de história do estado do Rio de Janeiro
Rui Aniceto Nascimento Fernandes
Capítulo 20 - O presente como questão: a República nas histórias do Brasil de João Ribeiro (1860-1934) e a proposição de uma ética da atualidade
Marcelo de Souza Magalhães e Rebeca Gontijo
Capítulo 21 - 1946-64: histórias que os livros didáticos nos contam
Jorge Ferreira
Capítulo 22 - História da historiografia: a era Vargas nos livros didáticos
Luís Reznik
Impresso
R$ 89,00 Em 2x de: R$ 44,50 No boleto: R$ 89,00
COMPRAR