Livro Impresso ISBN: 9788560213061 Edição: 1 Ano: 2009 Largura: 17.00 cm Comprimento: 24.00 cm Peso: 220 gramas Número de Páginas: 140

A elite dirigente do governo Lula

Autor(es): Cpdoc

• Esta é uma pesquisa inédita sobre o perfil da elite dirigente do país no âmbito do Poder Executivo nacional. Trata-se, como se poderá ver, de um grupo altamente escolarizado, com experiência profissional, proveniente em sua maioria do serviço público, mas também com fortes vínculos com movimentos sociais, partidos (RT), sindicatos e centrais sindicais (CUT).
    Não se contrapõe sindicalização à competência profissional, nem petismo a responsabilidade pública, apenas se atesta que essa relação está dada e se manifesta de forma expressiva no governo Lula. Não há trabalhos no Brasil que analisem os efeitos das altas taxas de sindicalização e de partidarização entre funcionários públicos sobre a qualidade do funcionamento da máquina pública. Da mesma forma, não há estudos sobre as profissões e a divisão social do trabalho na esfera de governo. Esta pesquisa avança nessa direção.

Capítulo 1 – Burocracia, dirigentes públicos e política
Cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS): criação, regras de provimento e composição Cargos de Natureza Especial (NES): histórico
DAS e political appointees
Retrospectiva geral dos cargos de DAS e NES de 1996 a 2009