Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788599749159 Edição: 1 Ano: 2016

100 anos de Relações Públicas no Brasil: rumo à cidadania plena

Autor(es): Marcelo Ficher, Manoel Marcondes Machado Neto

Este ebook é uma produção da CONCEITO EDITORIAL.
Em 2014, a atividade de relações públicas completou 100 anos no Brasil. Em 30 de janeiro de 1914 - somente 8 anos depois do surgimento da nova profissão nos Estados Unidos (por Ivy Lee, que deixou as redações jornalísticas para oferecer um novo serviço de divulgação de organizações junto à imprensa) - era criado o primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil. A empresa pioneira foi a Light (hoje AES Eletropaulo), e o titular a assumir a área foi o engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo (1876-1933) - que viria a tornar-se patrono da profissão no Brasil, sendo o seu dia de nascimento - 02 de dezembro - estabelecido pela Lei Nº. 7.197, de 14 de Junho de 1984, como Dia Nacional de Relações Públicas.
Numa narrativa histórica, este livro destaca a valiosa contribuição conceitual e prática das relações públicas para a gestão da imagem, da reputação e para a transparência das ações de governos, empresas e entidades da sociedade civil, além de trazer fatos relevantes, campanhas e principais personalidades que marcaram o desenvolvimento da atividade no Brasil. Somam-se ao histórico, aspectos críticos da profissão em sua origem e uma perspectiva futura de relações públicas plenas - o que reflete o subtítulo da obra "rumo à cidadania plena", num relato acessível a profissionais de áreas conexas e também ao público leigo.
Mais sobre a obra e seus autores: Marcelo Ficher, relações-públicas, fez extensa pesquisa para sua dissertação de mestrado, apresentada e aprovada - em 2006 - na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), base da obra. Manoel Marcondes Machado Neto, também relações-públicas, e doutor em Ciências da Comunicação pela USP, um dos participantes daquela banca examinadora, reconheceu no texto um viés inédito para a história da comunicação nas organizações do país - o papel da imprensa sindical, a qual se construiu em paralelo à chamada "comunicação empresarial", o que encorajou a ambos na preparação deste livro não só comemorativo como também prospectivo dos rumos para a área de RP no Brasil.

Prefácio,
A história desde o início
O surgimento das Relações Públicas no Brasil
Após a redemocratização: outra história