Livro Impresso ISBN: 9788522507528 Edição: 1 Ano: 2009 Largura: 12.00 cm Comprimento: 17.00 cm Peso: 140 gramas Número de Páginas: 160

Política externa e poder militar no Brasil: universos paralelos

Autor(es): João Paulo Soares Alsina Júnior

Em livro publicado em 2006, a articulação entre as políticas externa e de defesa durante a gestão de Fernando Henrique Cardoso foi abordada pelo autor com base no estudo do processo de formulação da I Política de Defesa Nacional (PDN) e de suas implicações para a constituição do Ministério da Defesa (MD). Naquela ocasião, optou-se por um título para o trabalho que refletisse a essência do que tinha sido apurado pela análise empreendida. "Síntese imperfeita" foi a expressão escolhida para esse fim. No presente livro, a temática da articulação entre as duas políticas mencionadas é abordada a partir de um foco inteiramente distinto.

Este título da Série Entenda o Mundo integra a Coleção FGV de Bolso, voltada para a produção de obras de síntese sobre os mais diversos temas das ciências humanas e sociais. Destina-se a estudantes, professores e profissionais interessados em conhecer de maneira rápida e eficaz, por meio de textos claros e acessíveis, os assuntos tratados em cada volume.

Capítulo 1

• Poder, poder militar e Estados periféricos
  • Definição de poder
  • Definição de poder militar