Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522509515 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 200 gramas Número de Páginas: 136
Planejamento e gestão estratégica
Este livro tem o objetivo de ajudar os atuais e futuros empreendedores e gestores a formular um planejamento estratégico formal, organizado e rastreável. Apresenta os conceitos básicos importantes e diversas ferramentas de análise ambiental que, no processo de discussão e de reuniões estratégicas, servirão como fomentadores de ideias, de observações, conclusões e decisões, as quais dificilmente seriam tomadas se o processo formal não fosse organizado. Sua proposta é ser um agente facilitador na geração de ideias e discussões dentro da empresa, ajudando o surgimento e a visualização das novas oportunidades a serem aproveitadas e das antigas a serem abandonadas.
Apresentação 9
Introdução 13
1 | Ambiente estratégico: contexto inicial 17
Um breve histórico sobre estratégia 18
O que é e o que não é estratégia? 21
Falando um pouco mais sobre eficiência operacional 22
Posicionamento: um conceito essencial 26
Estratégia: o que fazer e o que não fazer (trade-off) 28
Estratégia: a importância da compatibilidade entre as atividades 30
A importância dos valores para uma organização 34
Planejando a estratégia 36
Gerenciando a estratégia 43
O papel da liderança no planejamento e na gestão da estratégia 46
2 | Planejando a estratégia: de olho no futuro 49
Análise de portfólio 50
Análise de Hamel e Prahalad 56
Visão de futuro 62
Matriz de Ansoff 65
Análise da concorrência 69
3 | Planejando a estratégia: oportunidades do mercado 75
Análise de Porter 76
A matriz BCG (Boston Consulting Group) 81
A matriz GE/McKinsey 92
Análise Swot ou Pfoa ou Fofa 95
4 | Gerenciando a estratégia 99
Conceitos iniciais 100
Objetivos 101
Diferença entre objetivos e metas 102
Objetivos estratégicos, financeiros e prioridades 104
Matriz de priorização e avaliação de projetos (MPAP) 106
Plano de gestão 110
Princípios do alinhamento estratégico 112
Traduzindo a estratégia de forma prática e operacional 114
Alinhando as unidades, departamentos e setores à estratégia: foco 118
Integrando as pessoas à estratégia 121
Gerenciando a estratégia 123
De volta à liderança 125
Conclusão 127
Referências 129
Os autores 133