Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522519996 Edição: 1 Ano: 2017

Memórias digitais: o estado da digitalização de acervos no Brasil

Organizador(es): Bruna Castanheira De Freitas, Mariana Giorgette Valente

Os acervos de instituições de memória - como bibliotecas, museus e arquivos - promovem acesso ao conhecimento, à educação e à cultura, além de preservar a memória e a identidade. O desenvolvimento das tecnologias digitais permite que esses acervos sejam divulgados e cheguem a públicos mais vastos, não mais restritos por limitações geográficas. Do ponto de vista geopolítico, trata-se da possibilidade de a cultura de um país e uma língua encontrarem presença qualificada na rede mundial. No Brasil, esse potencial está ainda por ser realizado, ou tem sido realizado de forma bastante desigual regionalmente. Nesse contexto, o presente livro apresenta os principais desafios enfrentados para a digitalização de acervos, por meio de artigos de renomados profissionais que trabalham com instituições de memórias, em suas mais diversas esferas e em experiências internacionais relevantes.

Introdução. Notas gerais sobre a digitalização de acervos no Brasil
Mariana Giorgetti Valente
1. Financiamento de acervos no Brasil
João Dias Turchi; Nichollas de Miranda Alem