Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522506699 Edição: 1 Ano: 2008 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 150 gramas Número de Páginas: 100
Gestão estratégica para instituições de ensino superior privadas
- No Brasil, há mais de 2 mil instituições de ensino superior, das quais 90% são privadas. Este livro discute os problemas dessas instituições e propõe um modelo inédito de gestão baseado no planejamento estratégico e no uso de ferramentasde análise de competitividade.
O modelo proposto difere de outros já difundidos por duas razões singulares: está formatado para organizações educacionais privadas que visam o superávit financeiro (todas) e baseia-se na análise e desenvolvimento do negócio educacional em mercados competitivos.
Introdução
1. A gestão amadora nas Iesp
2. Necessidade de um modelo de planejamento estratégico
3. A nova estrutura organizacional universitária
4. O modelo de planejamento estratégico
A declaração de missão
A declaração de visão
A declaração dos valores
Cenários estratégicos
Análise Swot
Planos táticos
5. Os desafios
Desafio da participação efetiva dos mantenedores
Desafio do comprometimento dos funcionários e docentes
Desafio da comunicação
Desafio da flexibilidade
Desafio do controle
Desafio da visão financeira gananciosa