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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522517930 Edição: 1 Ano: 2015

Gestão da mudança e cultura organizacional

Autor(es): Sílvio Luiz Johann, Alexandre Alberto Leite De Oliveira, Mara Cesário Pereira Beckert, Vera Susana Lassance Moreira
Obras dos autores

A sobrevivência de todo e qualquer tipo de empresa não mais depende do porte de cada organização, mas decorre, ao longo dos anos, de sua capacidade de se adaptar aos novos tempos. É um período em que a cultura de cada empresa tem de demonstrar suficiente flexibilidade e adaptabilidade ao macroambiente em evolução acelerada. Quando a empresa se dispõe a demandar o gerenciamento da sua cultura, sintonizando-a com os processos de mudança organizacional planejada, há condições de criar - e de manter - atitude coletiva energizada, entusiástica e assertiva no quadro seu funcional.

Apresentação 9
Introdução 13

1 | Cultura organizacional 17
Conceitos e elementos formadores 17
Análise das identidades da empresa: aspectos multiculturais 23
Visão antropológica: valores culturais, valores da cultura brasileira 37
Visão psicanalítica 46
O papel da cultura no processo de mudança 47

2 | Processos de mudança organizacional 49
Novas oportunidades e desafios e a mudança de paradigma 49
Tipos de mudanças 55
Etapas do processo de mudança 58
Estratégias de comunicação 62
Subculturas e a resistência às mudanças 68
Criação de novo propósito estratégico 75

3 | Papel dos gestores e líderes na gestão da mudança 79
Modelos sociais 80
Realinhamento das relações de poder 86
Zonas de sombras 95
Novos contratos psicológicos e as relações de trabalho 98

4 | Clima organizacional 107
Elementos formadores do clima organizacional 107
Pesquisa de clima organizacional 116
Plano de ação 129

Conclusão 133
Referências 135
Os autores 141

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