• Terça | 12 | Maio

Lançamento do livro A Época Pombalina no mundo luso-brasileiro Francisco Falcon e Claudia Rodrigues

Sem desdenhar o pombalismo predominantemente versado em perspectivas político-administrativas e educacionais, afloram aqui objetos novos ou pouco visitados, como, verbi gratia, a fiscalidade, as
    políticas indigenistas, as práticas religiosas para além das perseguições a eclesiásticos, a morte, a ciência e a técnica. A essa marca acrescentem-se o rigor nas abordagens perpetradas e os aportes metodológicos cingidos, cuidados que se engendraram quase sempre de forma inovadora.

• Quarta | 6 | Maio

Lançamento do livro 'A ditadura em tempos de milagre' Janaina Martins Cordeiro

31 de dezembro de 1971. O general Emílio Garrastazu Médici completava o segundo ano de seu mandato e aproveitava a data para enviar mensagem de Ano Novo à sociedade brasileira. Naquele ano, seu discurso era especialmente otimista. Dirigindo-se à nação em rede nacional de rádio e televisão, declarava, solene:
    "A Nação tem hoje a tranquila consciência de sua grandeza, em termos realistas, possíveis e viáveis. Temos agora a certeza de que o eterno país do futuro se transformou, afinal, no país do presente [Médici, 1972:76-77, grifos meus]."
    Era oficial: o futuro havia chegado.

• Segunda | 13 | Abril

Lançamento 'Dispositivos urbanos e trama dos viventes' Patricia Birman, Márcia Pereira Leite, Carly Machado, Sandra De Sa Carneiro

Dispositivos urbanos e trama dos viventes é um trabalho coletivo flexível e polifônico. Seus artigos detalham uma série de eixos de reflexão convergentes e bem integrados, elaborados em torno de três keynotes um pouco mais gerais, embora baseadas em extenso trabalho de campo, de Michel Agier, Vera Telles Michel Misse. Definitivamente, não se trata de uma reunião aleatória de textos, como muitas vezes é o caso de coletâneas: nesta, as organizadoras lograram constituir um corpus criativo,
    inovador e altamente relevante.

Esperamos todos no evento!

• Segunda | 6 | Abril

Lançamento do livro 'Cidadania, justição e pacificação em favelas cariocas Fabiana Luci de Oliveira

Exposição de fotografias

Convidamos para a exposição de fotos e lançamento do livro.

A política de pacificação traz alguns benefícios aos moradores, sobretudo no aspecto da previsibilidade de seu cotidiano, reduzindo o medo e aumentando o sentimento de tranquilidade nas favelas - apesar de gerar novos conflitos. Já nos aspectos de desenvolvimento social e integração da favela à cidade, a política deixa a desejar. "A ruptura das dicotomias favela × bairro, morro × asfalto, tão marcantes na paisagem e no imaginário cariocas, parece processar-se apenas no plano formal. Enquanto isso, a cidade segue partida em seus aspectos simbólico e social".

Local: Livraria da Travessa Botafogo

• Domingo | 1 | Março

Nossa homenagem aos 450 anos do Rio Editora FGV

Para as comemorações dos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro buscamos alguns depoimentos que identificam o espírito de ser carioca.

Autores e colaboradores da Editora e de escolas, institutos, setores, diretorias e centros de pesquisa da Fundação Getulio Vargas foram convidados a descreverem seus sentimentos sobre a cidade.

Participe também!

Local: Nosso Blog