Detalhe do produto

Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522517473 Edição: 1 Ano: 2015

Outro Formato

Impresso

SAIBA MAIS

Ética e sustentabilidade

Autor(es): Ivanildo Izaias De Macêdo, Denize Ferreira Rodrigues, Leandro Pinheiro Chevitarese, Susana A. Quacchia Feichas
Obras dos autores

Este livro apresenta teorias e práticas sobre ética e sustentabilidade com o objetivo de facilitar para você, leitor, a reflexão sobre um conjunto de ideias que sirvam de referência para a leitura crítica de sua realidade, assim permitindo a identificação do quanto a melhoria da qualidade das relações éticas e da prática da sustentabilidade nas organizações já exigem ações da sua parte. A compreensão desenvolvida por meio da leitura dos capítulos ilumina as atuais questões éticas e de sustentabilidade no âmbito empresarial, buscando, desse modo, tornar claros seus impactos nos resultados profissionais e empresariais. O diagnóstico da situação atual orientará a definição de ações para o alcance de melhorias nas práticas da dignidade humana nas organizações e da sustentabilidade da vida na Terra.

Apresentação 9
Introdução 13

1 | Ética, moral e valores 15
Conceitos, princípios e fundamentos 16
Breve genealogia dos valores ocidentais: da Grécia à modernidade 27
A deontologia kantiana e o utilitarismo inglês 30
Modelos de gestão ética 35
Como enfrentar dilemas éticos 40
Desafios éticos na pós-modernidade 43
Ética e poder nas organizações: o papel do líder 47
Moral nas organizações brasileiras 62
Código de conduta e comitê de ética 65

2 | Responsabilidade social e governança 71
Fundamentos da responsabilidade social 72
Responsabilidade social e cidadania corporativa 76
Cidadania corporativa 82
Balanço social e indicadores GRI 84
Normas de responsabilidade social 93
Fair trade (comércio justo) 96
Associações representativas de entidades do terceiro setor 98
Relatórios de agências reguladoras 99
Governança corporativa 100
Gestão da reputação 105
Desenvolvimento moral da organização 111

3 | S ustentabilidade como vantagem competitiva 121
Fundamentos, conceituação e princípios 122
Objetivos do desenvolvimento sustentável 132
Do desenvolvimento sustentável ao triple bottom line 140
Estágios para a sustentabilidade corporativa 140
Triple bottom line 149
Interseção econômico-ambiental 153
Interseção socioambiental 155
Interseção socioeconômica 156
Múltiplas demandas dos stakeholders 158
Retorno intangível e gerenciamento do risco corporativo 160
Modelos de avaliação de sustentabilidade 165

Conclusão 175
Referências 179
Os autores 191

Ebook

R$ 27,00 Em x de: R$ No boleto: R$ 27,00

COMPRAR