Detalhe do produto

Cadernos FGV Direito Rio | Vol. 5

Autor(es): Diversos
Obras do autor

Por que criar uma nova faculdade de direito no Brasil? A proposta de instalação de uma graduação em Direito no âmbito da Fundação Getulio Vargas (FGV) dependia de uma resposta convincente a essa pergunta.
Essa resposta deveria também justificar essa criação no âmbito da FGV; ou seja, essa nova escola deveria estar afinada com as competências consolidadas nas áreas de administração e economia, marcadas pela qualidade na pesquisa, na educação e na produção de bens públicos. E mais, deveria, como as demais escolas, pensar instituições. No caso, pensar o sistema judiciário, que não se limita ao Poder Judiciário, mas compreende toda atuação jurídica e política característica de um Estado Democrático de Direito.
As respostas de Joaquim Falcão e Caio Farah (“O projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV”) e de Roberto Mangabeira Unger (“Uma nova faculdade de Direito no Brasil”), publicadas no primeiro número da série Cadernos FGV DIREITO RIO nº 01, guiaram essa criação. Em apertada síntese, poderíamos dizer que as principais razões que orientaram a criação FGV Direito Rio foram: (1) o rompimento com o modelo tradicional de ensino jurídico; (2) formação de quadros capazes de transformar as práticas profissionais na área do direito1.

7 Por que estudar direito?
Mariana Montenegro Rego

11 Por que ser bom aluno?
Adriana Lacombe Coiro

19 Por que fazer perguntas em sala de aula?
Adriana Simonsen Reino

25 Por que Ler?
Hugo Anciães

29 Por que esperar para estagiar?
Por que estagiar com pesquisa?
Mariana Monjardim Barbosa

35 Por que estudar no exterior?
Lucas Thevenard Gomes

41 Por que estagiar em escritório?
Antônio Pedro Garcia de Souza

47 Por que ser presidente do Centro Acadêmico?
Daniel Aisengart

53 Por que estudei na FGV?
Carla Ribeiro Tulli

Ebook