Detalhe do produto

Pontos de Cultura e Lan-houses: estruturas para inovação na base da pirâmide social

Organizador(es): Joana Varon Ferraz, Ronaldo Lemos
Obras dos autores

Esse livro é produto dos debates e articulações que foram acontecendo no decorrer do projeto “Tecnologia, Democracia e Desigualdade Social: Melhores Práticas e Políticas Públicas”, financiado pela Agência Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e desenvolvido pelo Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV).
Inicialmente esse projeto partiu de um estudo sobre o uso das tecnologias e inclusão digital nos Pontos de Cultura, momento em que as lan houses passaram a ser destacadas pela pesquisa TIC domicílios, publicada pelo Comitê Gestor da Internet – CGI, como principal local de acesso à Internet, principalmente, entre as camadas mais pobres da população. Esses dados demonstraram que, de forma surpreendente, a representatividade desses estabelecimentos como centros de inclusão digital cresceu de maneira orgânica, sem incentivo direto e à margem das políticas públicas, alcançando resultados muito mais expressivos do que, por exemplo, os telecentros financiados pelo Estado. Esses estabelecimentos tornaramse, portanto, também objeto de análise do projeto, visando que se traçasse um contraponto entre o tipo de inclusão digital proporcionada nas lan houses e nos Pontos de Cultura, para que se buscasse alternativas de fomento para ambos. Quais seriam os pontos de contato entre eles? Os desafios? As formas de incentivo? São algumas das questões amplas que permearam esse trabalho, sempre partindo do pressuposto de que, como bem previu o ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil, “a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural”.

Nota do Editor
Joana Varon Ferraz
Introdução – Farol Digital: Pontos de Cultura e lan houses como centros de inclusão digital
Ronaldo Lemos
As culturas digitais dos Pontos de Cultura e Lan houses Adriano Belisário e Juliana Lopes
O Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura: a constituição de uma rede democrática de produção político-cultural
Graciela Hopstein
Pontos de Cultura e inclusão digital: estudo de caso em 4 Pontos de Cultura do país
Joana Varon Ferraz, Antonio Cabral e Eduardo Magrani
Lan house: os desafios da formalização desses centros de inclusão digital
Luiz Fernando Marrey Moncau e Joana Varon Ferraz
Reflexões sobre entretenimento, educação e distinção em contextos de “inclusão digital”
Carla Barros
Juventudes na lan house: a experiência de (re)invenção de usos em duas favelas cariocas
Pâmella Passos
Entretenimento, sociabilidade e mobilidade social: reflexões sobre políticas de inclusão digital a partir de uma etnografia na lan house e no telecentro
Olívia Bandeira de Melo Carvalho
Sobre os autores
 

Ebook

Download