Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522509904 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 180 gramas Número de Páginas: 156

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Plano de negócios

Autor(es): José Arnaldo Deutscher, Guilherme Bastos, Helton Haddad Carneiro Da Silva, Marco Antonio Cunha
Obras dos autores

O plano de negócios é um documento de comunicação entre o público interno e os possíveis públicos externos interessados em investir ou colaborar com a empresa, sendo um elemento fundamental no alinhamento de sua visão e de suas estratégias. Normalmente, um plano de negócios trata da comercialização de uma inovação. Discute a oportunidade, o mercado, as competências da empresa ou dos empreendedores de se apropriarem da oportunidade, a estratégia, bem como estabelece os planejamentos. Esses e outros pontos são aborados neste livro.

Apresentação 11
Introdução 15


1 | Rupturas no ambiente externo às empresas 17
Ruptura demográfica 18
Rupturas tecnológicas – genômica e digital 20

2 | Novas demandas da sociedade e novas oportunidades de negócios 29
Rupturas e demandas – sustentabilidade e novas oportunidades 29
Qualidade de vida e novas oportunidades de negócios 35
Mobilidade e novas oportunidades de negócios 37

3 | Questões fundamentais para a construção de um plano de negócios 43
Questões gerais – ambiente externo, ambiente interno e estratégia 43
Questões associadas ao estágio de desenvolvimento do mercado e da empresa 46

4 | Fontes de financiamento e a negociação com os investidores 55
Investidores de risco 55
Financiamentos e subvenções 61
A negociação com os investidores 62

5 | Iniciando a elaboração do plano de negócios 67
O processo de elaboração de um plano de negócios 67
Sumário executivo 68
A oportunidade 70
O mercado 72

6 | A empresa 81
O negócio 81
Visão, missão, valores, trajetória 82
Recursos – a empresa vista como um conjunto de ativos e competências 85

7 | A estratégia 95
Estratégias genéricas 95
Proposição de valor 97
Modelo de negócios 101

8 | Planejamento 109
Planejamento operacional 109
Planejamento de marketing 110
Plano financeiro 115

9 | Relato de caso: a trajetória de uma start up de base tecnológica 125
A origem da Gens: todo início é difícil 126
A web como nova ruptura tecnológica: a busca pelo investidor 130
A decisão do RSTec e o processo do investimento 136


Conclusão 143
Referências 145
Glossário 153
Os autores 155

Impresso

R$ 38,00 Em 1x de: R$ 38,00 No boleto: R$ 38,00

COMPRAR