Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522512263 Edição: 1 Ano: 2012
Planejamento e gestão estratégica
Este livro tem o objetivo de ajudar os atuais e futuros empreendedores e gestores a formular um planejamento estratégico formal, organizado e rastreável. Apresenta os conceitos básicos importantes e diversas ferramentas de análise ambiental que, no processo de discussão e de reuniões estratégicas, servirão como fomentadores de ideias, de observações, conclusões e decisões, as quais dificilmente seriam tomadas se o processo formal não fosse organizado. Sua proposta é ser um agente facilitador na geração de ideias e discussões dentro da empresa, ajudando o surgimento e a visualização das novas oportunidades a serem aproveitadas e das antigas a serem abandonadas.
Apresentação
Introdução
1 | Ambiente estratégico: contexto inicial
Um breve histórico sobre estratégia
O que é e o que não é estratégia?
Falando um pouco mais sobre eficiência operacional
Posicionamento: um conceito essencial
Estratégia: o que fazer e o que não fazer (trade-off)
Estratégia: a importância da compatibilidade entre as atividades
A importância dos valores para uma organização
Planejando a estratégia
Gerenciando a estratégia
O papel da liderança no planejamento e na gestão da estratégia
2 | Planejando a estratégia: de olho no futuro
Análise de portfólio
Análise de Hamel e Prahalad
Visão de futuro
Matriz de Ansoff
Análise da concorrência
3 | Planejando a estratégia: oportunidades do mercado
Análise de Porter
A matriz BCG (Boston Consulting Group)
A matriz GE/McKinsey
Análise Swot ou Pfoa ou Fofa
4 | Gerenciando a estratégia
Conceitos iniciais
Objetivos
Diferença entre objetivos e metas
Objetivos estratégicos, financeiros e prioridades
Matriz de priorização e avaliação de projetos (MPAP)
Plano de gestão
Princípios do alinhamento estratégico
Traduzindo a estratégia de forma prática e operacional
Alinhando as unidades, departamentos e setores à estratégia: foco
Integrando as pessoas à estratégia
Gerenciando a estratégia
De volta à liderança
Conclusão
Referências
Os autores