Livro Impresso ISBN: 9788522507382 Edição: 1 Ano: 2009 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 460 gramas Número de Páginas: 264

Mulheres, mães e médicos: discurso maternalista no Brasil

Autor(es): Maria Martha De Luna Freire

A leitura do livro de Martha Freire é uma ótima sugestão para todos que se interessam em entender o significado moderno da maternidade e sua importância na configuração atual das relalções de gênero. O livro tem como objetivo principal discutir o processo de construção da ?maternidade científica? no Brasil da Primeira República, escolhendo como documentação privilegiada duas revistas ilustradas femininas: Vida Doméstica (1920-63) e Revista Feminina (1914-36). Ao construir seu tema e objeto com tais características, a autora está, a meu ver, alinhando-se com uma linha de pesquisa que vem se fortalecendo nas duas últimas décadas, na medida em que procura ressaltar a centralidade desse período para a construção de um Brasil ?moderno? em termos políticos e culturais.
SOB DEMANDA.

As múltiplas faces da mulher moderna

Bela, boa e sábia: a Eva de 1920

Entre o mundo do trabalho e o mundo doméstico

Filantropia como trabalho feminino

A cientista do lar

Maternidade: aliança entre mulheres e médicos

A missão da mulher

Escolas de mulheres, escolas de mães

Ser mãe é uma ciência

Maternidade como profissão sanitária

Higienizando corpos, mentes e lares

A limpeza no repertório da mãe moderna

Sol e ar fresco em doses certas

O banho como ritual higiênico

A educação física da criança

A vigilância do crescimento

A higienização dos afetos

Robustos e sadios: a alimentação dos filhos

Arte e técnica da amamentação

Entre a mãe-preta e a mamadeira

A nutricionista da família

Do instinto maternal à maternidade científica (à guisa de conclusão)

SOB DEMANDA! Vamos produzir este livro sob demanda para você! Serão acrescidos cerca de 20 dias ao prazo do frete dos Correios para esta produção.