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Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788599749173

Marketing Básico: Domínio e extensão do conceito de marketing

Autor(es): Manoel Maria De Vasconcellos
Obras do autor

Este ebook é uma produção da CONCEITO EDITORIAL.
Originalmente texto da pioneira tese sobre marketing no país - de livre docência, defendida na PUC-Rio em 1977, o livro é uma visão econômica do marketing e constitui-se em texto essencial sobre o assunto. Visionário, o autor revela uma preocupação ecológica - numa época em que ainda não existia o movimento tal como o conhecemos hoje -, visando o melhor uso dos recursos naturais, evitando o desperdício e o consumo desenfreado. Lançado em 2006 - a edição é uma homenagem de seus amigos, Manoel Marcondes Machado Neto, ex-aluno, e Luiz Estevam Lopes Gonçalves, ex-colega docente.
Assim a Revista da ESPM (mar/abr - 2006) resenhou a obra: "Trata-se de importante registro histórico. Nascido em 1918, Manoel Maria foi um dos primeiros professores brasileiros na área. Tendo feito carreira em jornalismo e propaganda, interessou-se pelo ensino da propaganda e do marketing quando as matérias sequer faziam parte dos currículos universitários - e participou ativamente da sua introdução em praticamente todas as escolas do RJ: FGV, UFRJ, FACHA, PUC e ESPM. Como profissional, foi superintendente de marketing do Banco Nacional na fase da criação do 'Jornal Nacional' e da campanha do guarda-chuva, hoje copiada internacionalmente pelo Citibank. Foi presidente da Associação Brasileira de Propaganda e cofundador da revista PN - Propaganda & Negócios".
Mais sobre o autor: Manoel Maria de Vasconcellos (1918-1987) foi um dos introdutores das práticas de marketing e relações públicas no Brasil. Representou o Brasil em importantes foros mundiais de discussão sobre marketing e participou da criação dos mais destacados cursos de Marketing e Comunicação do Rio de Janeiro, trabalhando em cursos de graduação e pós-graduação. Entre outras organizações em que atuou como consultor destacam-se Atlântica-Boavista Seguros, Esso, Febraban, Instituto Brasileiro de Siderurgia, Geotecnica, Hering e Embratel.

Prefácio
Apresentação
Resumo
Introdução
O que é marketing
1. Origem e terminologia
2. Crítica
3. Dificuldade de muitos
Mercadologia
1. Formas clássicas
2. Uma nova abordagem
3. Visão sistêmica do marketing
4. Pesquisa de mercado
O espírito de marketing
1. Origem e evolução
2. Distribuição de renda
3. Mercado de massa
4. Interesse social
O voto e o veto do consumidor
1. Limite dos recursos
2. Bens de incentivo
3. Marketing e utilidade marginal
4. O conceito de ciclo de vida
5. Espiral da publicidade
A publicidade como instrumento de marketing
1. Persuasão para o consumo
2. A economia silenciosa
3. O “porquê” indispensável
4. Preconceito barbarizante
5. Resultados econômicos da publicidade
5.1. Efeito sobre a procura
5.2. Efeito sobre os custos
5.3. Efeito sobre os custos de produção
5.4. Efeito sobre os preços
5.5. Efeito sobre a qualidade e a variedade do produto
5.6. Efeito sobre a escolha do consumidor
5.7. Efeito social
5.8. Efeito sobre os ciclos econômicos
6. Interesses mais importantes
Produção VERSUS consumo
1. Desafio
2. As respostas
3. Obsolescência planejada
Conclusões
Bibliografia

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