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Livro Impresso ISBN: 9788522513710 Edição: 3 Ano: 2013 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 250 gramas Número de Páginas: 176

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Gerenciamento de pessoas em projetos

Autor(es): Ana Cláudia Trintenaro Baumotte, Doris Pereira D'alincourt Fonseca, Lauro Henrique De Carvalho M. Da Silva, Paulo Pavarini Raj
Obras dos autores

O tema tratado neste livro tem a intenção de suscitar várias questões. Vamos imaginar, por um instante, quem são as pessoas que vão realizar um projeto. De que forma elas pensam sobre um projeto? Como essas pessoas se mobilizam para fazer parte de um projeto? Como elas se encontram quando são chamadas para fazer um projeto? No que ele, afinal, termina por interferir no rumo de cada uma dessas pessoas? Os autores abordam uma das mais importantes e difíceis áreas do conhecimento que um gerente de projetos deve dominar para conseguir o sucesso de seu empreendimento: o gerenciamento de pessoas.

Apresentação 11

Introdução 15


1 | Desafios atuais no gerenciamento de pessoas nas organizações 19
A aldeia global 20
A diversidade nas equipes 24
Ética, caráter e integridade pessoal 29
Inovação tecnológica no trabalho 32


2 | O gerente de projetos (GP) 37
Competências de um gerente de projeto 38
Papéis e responsabilidades 41
A metamorfose de um GP 43
Designação de um gerente para o projeto 45
Distribuição do tempo do gerente ao longo do projeto 46
O gerente em pequenos e grandes projetos 46
O papel do gerente na reunião de partida do projeto 48


3 | O plano de gestão de pessoas (recursos humanos) 53
A estrutura organizacional do projeto 54
Requisitos de pessoas no projeto 58
Recrutamento e seleção de profissionais 62
Gerenciamento de desempenho 65
Remuneração 66
Treinamento e desenvolvimento 67
O plano de gestão de pessoas (recursos humanos) 68


4 | Formação da equipe 71
Equipes de projeto tradicionais versus equipes de projeto de alto desempenho 72
Tipos de equipe e integração entre as equipes 74
Papéis e responsabilidades na equipe 78
As etapas de transição de uma equipe 80
As fases de desenvolvimento da equipe 83
Estratégias de atuação das equipes 87


5 | Desenvolvimento das pessoas 89
A necessidade de desenvolvimento contínuo dos profissionais 90
Evolução e abrangência do conceito de competências no gerenciamento de pessoas 92
Classificação do tipo de conhecimento 92
Aprendizagem do todo 95
Conceito de competências organizacionais e individuais 96
Desenvolvimento da equipe 97
Universidade corporativa (UC) 101


6 | Gerenciamento de pessoas 107
Inclusão do conceito de competências para a gestão estratégica de pessoas 108
Gerenciamento de pessoas por competências 108
Liderança participativa 115
Dimensões de clima organizacional 119
Relacionamentos interpessoais 120
Indicadores de gerenciamento de pessoas 122


7 | Gerenciamento de conflitos 125
Visão dos conflitos 126
Níveis de conflito 128
Conflitos no ambiente de projeto 130
Conflito e estresse 132
Como gerir conflitos no ambiente de um projeto 137


8 | Motivação das pessoas 145
O que significa motivação 146
Teoria humanística da hierarquia das necessidades, de Maslow 148
Teoria das necessidades, de Alderfer 152
Teoria higiênico-motivacional, de Herzberg 154
Teoria das necessidades de conquistas pessoais, de McClelland 155
Processos de motivação 157


Conclusão 165
Referências 169
Os autores 175
 

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