Detalhe do produto
Livro Impresso ISBN: 9788522512904 Edição: 1 Ano: 2013 Largura: 14.00 cm Comprimento: 21.00 cm Peso: 190 gramas Número de Páginas: 140
Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios
Parece haver um consenso de que o crescimento do país está condicionado ao fortalecimento das pequenas e médias empresas. De fato, os números relacionados ao empreendedorismo no Brasil estão melhorando significativamente de alguns anos para cá. A pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), coordenada pela London Business School e pelo Babson College, compara diversos aspectos do empreendedorismo em mais de 50 países, por um período longo de tempo, revelando dados interessantes, por exemplo, que no Brasil cerca de 20% dos negócios estão nas mãos de jovens entre 18 e 24 anos e que 32% são conduzidos por pessoas entre 25 e 34 anos (GEM, 2011). Isso revela que o empreendedorismo vem se constituindo em uma opção de carreira para um número expressivo de jovens. Empreendedorismo e desenvolvimento de novos negócios, tem o objetivo de acompanhar essa tendência.
Apresentação 11
Introdução 15
1 | O empreendedorismo e o empreendedor 19
Conceituando o empreendedor 20
Os tipos de empreendedores 21
Principais características do empreendedor 23
Principais motivações do empreendedor 24
Principais desafios dos empreendedores 27
2 | O desenvolvimento de novos negócios 33
O ciclo de vida de um empreendimento 35
Um exemplo da sequência de desenvolvimento de um empreendimento 43
3 | Recursos necessários para a estruturação de um novo empreendimento 47
Tipos de financiamento de um empreendimento 47
Qualificações necessárias 51
4 | Fontes de recursos 57
Recursos próprios (bootstrapping) 57
Investidores FFF 59
O investidor-anjo 60
Recursos governamentais 61
Venture capital – capital de risco 63
IPO de pequenas e médias empresas 64
Debêntures 65
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico eSocial (BNDES) 68
Programa de capacitação de recursos humanospara atividades estratégicas (Rhae) 69
Recursos advindos de investidor estratégico 70
5 | Avaliação e mitigação dos riscos dos negócios 71
Riscos que podem ocorrer na fase de estruturação de um empreendimento 71
Instituições de apoio ao empreendedor 79
6 | Empreendedorismo corporativo: o intraempreendedor 83
Conceito 83
Casos de intraempreendedorismo 85
Barreiras a serem superadas 87
Criando uma cultura intraempreendedora 88
7 | Empreendedorismo social 91
O terceiro setor da economia 92
Características do empreendedorismo e do empreendedor social 97
8 | Atuação como desenvolvedor de empreendimentos: o empreendedor serial ou developer 101
Como o developer ganha dinheiro? 102
O perfil do developer 105
Perfil do risco 106
Venda da participação do developer no empreendimento para realização de lucro 108
9 | O plano de negócio 111
Afinal, o que é um plano de negócio? 111
A estrutura de um plano de negócio 114
Exemplo de um sumário executivo: hamburgueria 118
Plano de negócio social 123
Conclusão 127
Referências 129
Os autores 135