Detalhe do produto
Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788573912432 Edição: 1 Ano: 2016
Educação da cultura visual: aprender... pesquisar... ensinar...
Este ebook é uma produção da Editora UFSM.
O sétimo e último volume da "Coleção Cultura Visual e Educação" promove encontros nos quais aprender/pesquisar/ensinar cultura visual são dimensões que dançam abraçadas num esforço que exige aconchego diário e trato diligente de vidas em convívio.
Os textos contidos no livro exploram o potencial de memórias e seus futuros como lugares de dor e encanto que, no dia a dia, tecem culturas visualmente pensadas em sintonia com o que passa pelos sentidos do tato, audição, paladar, olfato... Autores da América Latina narram imprevistos pedagógicos, intenções realizadas e desejos esparramados em práticas justapostas para conjurar vozes docentes, estudiosas, pesquisadoras, afugentando monotonias que se submetem a posições hegemônicas.
Palavras que dançam abraçadas, coreografando cotidianos da educação da cultura visual
Agradecimentos
PARTE I
Materialidade e representação: repensando a corporalidade desde as pedagogias de contato (Judit Vidiella Pagès)
Imagens e corpos adolescentes: proposta de abordagem a partir da cultura visual (Gonzalo Vicci)
Posicionamentos performativos na dança contempop: possibilidades para aprender, pesquisar e ensinar (Odailso Berté)
PARTE II
A cidade, a imagem e a arte como atualização da produção escolar (Aldo Victorio Filho)
Cultura visual: travessias, provisoriedades e encontros em processos de ensinar e aprender (Luciana Borre Nunes)
Encontros com sensibilidades em saudáveis desequilíbrios da razão: atos e processos de aprender, pesquisar e ensinar (Raimundo Martins e Irene Tourinho)
Fora de controle: acontecimentos e aprendizagens na cultura visual e na arte contemporânea (Fernando Miranda)
PARTE III
Materiais visuais na pesquisa em educação (Susana Rangel Vieira da Cunha)
Sobre ensinar e aprender e sobre aprender e ensinar no campo das visualidades contemporâneas (Leonardo Charréu e Marilda Oliveira de Oliveira)
“Quem aprendi a ser a partir dos filmes que vi” explorando o potencial narrativo/evocativo/pedagógico do cinema no contexto educativo (Lutiere Dalla Valle)
Fotonovela da vida real: narrativas de pedagogia cultural (Leísa Sasso e Belidson Dias)
Um mundo encanta/dor nas visualidades da educação infantil (Erinaldo Nascimento, Idália Beatriz de Sousa e Clícia Tatiana Coelho)
Sobre os autores
Créditos