Detalhe do produto

Livro Impresso ISBN: 9788522508563 Edição: 1 Ano: 2012 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 380 gramas Número de Páginas: 256

Outro Formato

Ebook

SAIBA MAIS

Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão

Organizador(es): Fernando Nicolazzi, Helena Miranda Mollo, Valdei Lopes De Araujo
Obras dos autores

Aprender com a história? O passado e o futuro de uma questão é resultado de uma provocação feita aos autores pela organização do III Seminário Nacional de História da Historiografia, realizado em 2009 em Mariana, na Universidade Federal de Ouro Preto. É possível aprender com a história? O que se aprende e como isso é feito? Essas perguntas têm recebido diversas e, muitas vezes, polêmicas respostas. Aqui, o tema é abordado de diferentes perspectivas, desde as clássicas afirmações de uma 'historia magistra vitae', passando pelas filosofias e ciências da história até o enfrentamento das diversas crises de legitimação da historiografia.
Em outras palavras, este livro é a materialização do debate em torno do aprendizado que podemos retirar da e na história.

Prefácio - História: filha e mestra do tempo
Estevão C. de Rezende Martins

Introdução - Formas e dúvidas sobre como aprender com a história: um balanço
Helena Miranda Mollo

 

Parte I - Desafios teóricos do tempo presente
Depois de “Depois de aprender com a história”, o que fazer com o passado agora?
   Hans Ulrich Gumbrecht

História e erudição
   Manoel Luiz Salgado Guimarães

Historiografia, normatividade, orientação: sobre o substrato moral do conhecimento histórico
   Sérgio da Mata

Narrativa do Holocausto em quadrinhos: desafios e conquistas
   Ethel Mizrahy Cuperschmid

Pesquisar experiências autoritário-repressivas recentes: dilemas e riscos
   Rodrigo Patto Sá Motta


Parte II - As histórias da questão
Passado e futuro na construção de uma história do Brasil no século XVIII
   João Paulo G. Pimenta

Sobre a permanência da expressão historia magistra vitae no século XIX brasileiro 
   Valdei Lopes de Araujo

Aprender com o outro? Lições do mundo histórico nas biografias de Octávio Tarquínio de Sousa
   Marcia de Almeida Gonçalves

As representações de ciência em espaços de divulgação no Brasil oitocentista: uma nova pedagogia
   Moema de Rezende Vergara

O que se pode aprender com a história? As sentenças prudenciais e o gênero histórico em Leonardo Bruni e Nicolau Maquiavel
   Felipe Charbel Teixeira

Como se deve ler a história: Jean Bodin e a ars historica do século XVI
   Fernando Nicolazzi

Entre antigos e modernos: notas sobre o De nostri temporis studiorum rationes (1708) de Vico
   Rodrigo Turin


Sobre os autores
 

Impresso

R$ 54,00 Em 1x de: R$ 54,00 No boleto: R$ 54,00

COMPRAR