Livro Digital Adobe Digital Editions Programa indispensável para download. ISBN: 9788522513765 Edição: 1 Ano: 2013

A reforma esquecida: orçamento, gestão pública e desenvolvimento

Autor(es): Armando Santos Moreira Da Cunha, Fernando Rezende

A reforma orçamentária, apesar de sua importância, não despertou o devido interesse no país. Há tempos que o noticiário ecoa os debates que apontam a urgência em promover as reformas tributária e previdenciária, a importância de reformar a legislação trabalhista e a prioridade que deveria ser atribuída à reforma política. E por que a reforma orçamentária não tem sido lembrada? As disputas em torno das escolhas orçamentárias predominaram no encarniçado debate que precedeu as eleições americanas, têm estado no centro das discussões sobre os ajustes que precisam ser feitos na Europa para salvar o euro, e ocupam espaço nos embates políticos em importantes países da Ásia. Por que isso não ocorre no Brasil? Este livro reúne elementos que permitem oferecer respostas a essas questões. Ele contém o resultado de um trabalho em andamento que tem por objetivo provocar o debate a respeito do tema de modo a relembrar o que foi esquecido.

Carlos Ivan Simonsen Leal

Parte I | Estado e orçamento

1. O Estado partido: comportamento das despesas públicas e da dinâmica socioeconômica na Nova República
Fernando Rezende