Livro Impresso ISBN: 9788522518852 Edição: 1 Ano: 2016 Largura: 16.00 cm Comprimento: 23.00 cm Peso: 770 gramas Número de Páginas: 452

A ciência política no Brasil: 1960-2015

Organizador(es): Leonardo Avritzer, Carlos Milani, Maria Do Socorro Braga

Ao completar seis décadas de atividade profissional no Brasil, a ciência política conta com dezenas de cursos de pós-graduação, milhares de mestres e centenas de doutores e está presente nas universidades públicas e privadas em todo o país. A Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), aproveitando os diversos "aniversários" da ciência política brasileira, seis décadas de funcionamento dos primeiros programas de pósgraduação, três décadas de atividades da ABCP e duas décadas de realização de congressos bienais, lança A ciência política no Brasil: 1960-2015. O volume conta com a participação de renomados cientistas políticos que fazem um balanço de diferentes áreas temáticas e projetam agendas de pesquisa para o futuro.

IMPRESSÃO SOB DEMANDA.

Apresentação | A ciência política no Brasil: 1960-2015
Leonardo Avritzer, Carlos R. S. Milani e Maria do Socorro Braga

PARTE I
Capítulo 1 | Huis clos no Chile e ciência política no Brasil 13
Fábio Wanderley Reis
Capítulo 2 | Da sociologia política ao (neo) institucionalismo: 30 anos que mudaram a ciência política no Brasil
Fernando Limongi, Maria Hermínia Tavares de Almeida e Andrea Freitas
Capítulo 3 | A ciência política na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): etapa fundacional e de inserção nacional (1968-1980)
Hélgio Trindade
Capítulo 4 | A ciência política em Brasília: uma visão histórica
David Fleischer
Capítulo 5 | Cinco décadas de ciência política no Brasil: institucionalização e pluralismo
André Marenco
Capítulo 6 | O papel do pluralismo na formação e consolidação da ciência política no Brasil
Leonardo Avritzer

PARTE II
Capítulo 7 | Estudos legislativos no Brasil
Argelina Maria Cheibub Figueiredo e Fabiano Santos
Capítulo 8 | Teoria política normativa
João Feres Júnior, Luiz Augusto Campos e San Romanelli Assumpção
Capítulo 9 | Pensamento político brasileiro: conceito, história e estado da arte
Christian Edward Cyril Lynch
Capítulo 10 | Políticas públicas no Brasil: avanços recentes e agenda para o futuro
Eduardo Marques e Celina Souza
Capítulo 11 | A institucionalização acadêmica dos estudos de gênero e feministas na ciência política brasileira
Marlise Matos
Capítulo 12 | Política externa brasileira: campo de estudos e principais avanços
Maria Regina Soares de Lima e Carlos R. S. Milani
Capítulo 13 | Ciência política e segurança pública
Gláucio Ary Dillon Soares

Sobre os autores

SOB DEMANDA! Vamos produzir este livro sob demanda para você! Serão acrescidos cerca de 20 dias ao prazo do frete dos Correios para esta produção.